O Lazer

    Com suas preocupações, desafios, acontecimentos inesperados e dificuldades, a vida do homem pode tornar-se aborrecida, muito difícil e até mesmo insuportável.
     Para superar todas estas situações adversas que minam a fortaleza do homem e até mesmo chegam a tirar - lhe o desejo de viver, não é suficiente um trabalho consciente e a busca para encontrar o sentido de sua vida, é preciso momentos de descanso que recuperem as forças para o seu caminhar. Daí a importância do Lazer.
      O Lazer é importante e pode ser experimentado de inúmeras maneiras; mas, deve sempre ser racional e moderado. Aquele que vive só para o prazer que é propiciado pelo lazer e, o que não tem limite em sua prática em lugar de recuperar suas forças, se debilita ainda mais e, se despersonaliza passando a viver como um animal, não como um homem.   
       Nesta época em que vivemos, sob o domínio da tecnologia, nem precisamos sair de casa para nossa diversão. É o rádio, a televisão, o computador, os jogos eletrônicos que se encontram a nossa disposição e nos oferecem quase tudo: informações através dos noticiários radiofônicos e televisivos; música erudita ou popular, que podemos ‘curtir’ na rádio, na televisão, na internet ou em CDs e Dvds; jogos ‘on line’, desde os tradicionais como o xadrez, dama, poker até alguns originais para os amantes de novidades; filmes, teatro, novelas de todo o mundo que podemos acompanhar sem sairmos de casa e até podemos assistir competições esportivas as mais variadas que acontecem em diversos países e regiões e tudo ‘em tempo real’. Como vemos a lista do que podemos usufruir graças a tecnologia é muito grande e, se fossemos continuar nesta enumeração não haveria papel suficiente.
       Mas, se nos limitarmos em nossos momentos de lazer, àqueles proporcionados pelos aparelhos eletrônicos em nossa própria casa, poderemos nos viciar e até mesmo tornar nossa própria personalidade desequilibrada. O homem necessita encontrar-se com outro homem e, necessita deixar uma vida excessivamente sedentária.
       Ir a um cinema ou a um teatro, para assistir ao vivo uma exibição cinematográfica, uma peça teatral ou uma audição musical estando na companhia de outros, mesmo que desconhecidos, faz muito bem. É saudável também ir a uma lanchonete com amigos ou, simplesmente passear por bosques e jardins, ou mesmo visitar um shopping para ver as vitrines das lojas. 
       Bailes, gincanas e quermesses são ótimas ocasiões para conhecermos novas pessoas ou, estreitarmos os laços com aquele que já são nossos amigos. Às vezes nessas ocasiões pode-se até iniciar um namoro.
       Viagens ou excursões propiciam-nos o conhecimento de outros lugares, costumes e tradições. Cidades grandes e pequenas; regiões montanhosas; o mar com seus rochedos e as praias imensas sempre banhadas pelas aguas ora calmas, ora agitadas, rios e lagos; bosques e campinas enfim por toda parte encontramos algo novo e belo para admirarmos.
        De grande valor para nosso lazer é o contato com a natureza na pesca ou na caça, na escalada as montanas ou na exploração das cavernas.
        Encontros ao ar livre com amigos para um churrasco ou simplesmente para aproveitarmos juntos o que a natureza tem para nos oferecer é bastante gratificante. O que não dizer dos acampamentos onde se reúnem jovens e adolescentes, com ou sem nenhum objetivo específico a não ser passarem alguns dias, dormindo em barracas e improvisando atividades lúdicas, sempre sob a direção de um líder experiente?
       O lazer pode ser incrementado com a prática de esportes. Na praia com o vôlei de praia ou o biribol; no campo com cavalgadas; nos bosques com a observação dos pássaros e muitos outros.
       O esporte coletivo ensina o espírito de equipe e o necessário entrosamento para se conseguir melhorar a execução das jogadas; aumenta também a camaradagem e a amizade entre os participantes, embora às vezes aconteçam conflitos, mas estes são superáveis,
       Nos esportes individuais, mais do que a vitória sobre o adversário, é importante à superação dos próprios limites na busca de uma perfeição física e mental que conduza a uma personalidade equilibrada e sadia.   
       Uma partida de futebol, por exemplo, além daqueles que estão jogando atinge aos que assistem que de meros assistentes passam a participarem com seus incentivos, gritos e cantos. Com exceção de certos acontecimentos condenáveis levados a efeito pelo fanatismo que terminam em violência e até mesmo em tragédia, mas que nada tem a ver com o próprio esporte; é bonito e entusiasmante ver as torcidas participarem juntos com os jogadores de sua agremiação no espetáculo que se desenrola. Além da prática a assistência ao esporte é uma forma de lazer muito difundida.
       O lazer pode ser encontrado também no trabalho. Pessoas existem que trabalhando num escritório, após uma semana exaustiva e cansativa procuram no final de semana para seu lazer algum tipo de trabalho manual, onde não haja proveito financeiro, apenas prazer em executá-lo. Dentre estas pessoas, algumas se dedicam a culinária, sempre querendo inventar pratos mais saborosos; outras preferem a horta ou o jardim, o contato com a natureza lhe faz um grande bem; existem aquelas que gostam de mecânica, e permanecem tentando restaurar objetos ou concertar ele próprio defeitos em aparelhos sem precisar contrata um profissional do ramo, etc.
      A procura de novos conhecimentos e de um aperfeiçoamento pessoal também pode ser objetivo do lazer. O hábito da leitura, além de ser muito agradável, permite ao leitor um melhor conhecimento da literatura, da história, da vida dos grandes homens, das ciências, em fim de todos os ramos do conhecimento.
      A leitura deve ser cultivada e incentivada, pois quem lê torna-se mais agradável e capaz em suas conversações. A simples leitura de jornais, revistas e histórias em quadrinhos já fazem um grande bem; o que se dirá a respeito da leitura das grandes obras literárias e de livros de ciência, filosofia e religião?   
      Os amantes da arte procuram ocupar seu tempo de lazer visitando museus, galerias de arte e assistindo teatro, óperas e concertos.
      Para quem quer aumentar seus conhecimentos no campo da ciência existem os observatórios astronômicos, os museus de história natural, oceanográficos e de mineralogia entre outros.
     Pela Internet encontramos muitos sites sobre arte e ciência. Mas, se além de apreciar você quer praticar, existem muitos cursos rápidos sobre os mais diversos assuntos e você encontra lazer, ao mesmo tempo em que aprenderá algo novo.
     Para os fiéis de alguma Igreja, as práticas religiosas além de seu aspecto de obrigação e de sacrifício, por serem muito exigentes, podem apresentar um outro aspecto bem mais agradável, se forem acolhidas com amor e dedicação, pois desviando a atenção das preocupações cotidianas, estas práticas podem tornar-se num verdadeiro lazer.   
      Muitas outras opções de lazer existem, escolha as que  mais se adaptem a sua pessoa.
      Viver só para o Lazer é errado e desfigura o homem; mas viver sem o Lazer torna o homem incapaz de uma vida verdadeiramente humana.